segunda-feira, 25 de julho de 2011

Neo-colonialismo

Inacreditável! O neo-colonialismo em toda a evidência:

Finlândia queria Pártenon e ilhas gregas como garantias

por DN.pt22 Julho 2011
A zona euro chegou a acordo para um novo plano de resgate da Grécia e a melhoria das condições de pagamento dos empréstimos a este país e a Portugal e Irlanda. Mas não sem que antes a Finlândia exigisse garantias reais à Grécia de que pagará a Helsínquia o dinheiro emprestado. 
Numa série de exigências mais parecidas com as de um típico credor para com um devedor duvidoso do que entre dois países do mesmo bloco político e económico, a Finlândia exigiu que Atenas desse como garantias as suas ilhas, fundamentais para o sector do turismo grego, e os monumentos da Acrópole, incluindo o Pártenon. 
"Como condição para dar novos empréstimos à Grécia, a Finlândia, em algum ponto das extenuantes negociações europeias, pediu que se lhe dessem garantias com bens públicos gregos", escreveu o Corriere della Sera, citado pelo El Mundo
Sem adiantar o que seria feito em caso de incumprimento - se os monumentos seriam transportados para Helsínquia ou alugados -, a Finlândia estimou que estes valeriam 300 milhões de euros.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1923912
Idem para as reservas de ouro portuguesas:
Crise

Ouro português e ilhas gregas estiveram em risco

Luís Rego em Bruxelas  
25/07/11 07:07

Sem comentários:

Enviar um comentário