domingo, 3 de julho de 2011

Dívida ilegítima


30/06/2011 - 15:30 | Vitor Sorano | Lisboa

Empréstimo do FMI e da UE a Portugal é ilegítimo e não deve ser pago, diz Toussaint

As declarações foram dadas nesta quarta-feira (29/06) em Lisboa, em um evento coordenado pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra. "Para mim, o dinheiro que a troika [nome dado ao grupo que representa o Banco Central Europeu, o BCE e a Comissão Europeia] vai entregar a Portugal é ilegítimo, porque os credores utilizam um momento em que o governo está sob presão forte dos mercados para colocar condições em que há violações de direitos da população de Portugal", afirmou Toussaint.  (...)

Auditoria e restruturação
"Portugal não deve pagar toda a dívida, deve pagar aquilo que é legal, legítimo e sustentável", opinou Sousa Santos. Para tanto, a auditoria é uma ferramenta para definir aquilo que está nessas condições. (...)

Questionado durante o debate, o presidente da CADTM se mostrou disponível a auxiliar Portugal – onde, porém, um trabalho semelhante não deve contar com o apoio do governo.  A saída, então, passa por exercer pressão, por exemplo por meio de parlamentares simpáticos à proposta.

Para Sousa Santos, "a restruturação da dívida deve ser feita segundo as lógicas e os tempos dos devedores", completando que deve se evitar que isso ocorra quando a economia está entrando em colapso. 

Euro-crise
(...) "Temos que construir uma frente anti-crise europeia", propôs Toussaint, defendendo uma "refundação da União Europeia".  As propostas para "uma outra Europa" de Toussaint incluem, além da auditoria da dívida, parar os planos de austeridade, transferir os bancos para o setor público mas sob controle dos cidadãos (para evitar a socialização de prejuízos), socializar empresas privatizada e reduzir o tempo de trabalho para criar empregos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário