terça-feira, 6 de março de 2012

Vantagens das cooperativas

  • Uma cooperativa é uma empresa SEM fins lucrativos.
  • Ou seja, os seus fins são "satisfazer necessidades e aspirações" dos seus membros, chamados cooperadores.
  • Os "lucros" chamam-se "excedentes" e são distribuídos pelos cooperadores (na proporção da sua contribuição).
  • Os excedentes também podem ser aplicados no ano seguinte, sem pagar imposto; ou investidos em formação.
  • As decisões são tomadas democraticamente: cada cooperador tem direito a um voto.
  • Os cooperadores elegem uma direcção, que presta contas directamente aos cooperadores.
  • As cooperativas tinham (até há um ano José Sócrates ter permitido criar empresas com 1 euro!) um capital social mais baixo que as empresas : 2500 euros ou 250 euros, conforme o ramo. 
  • As cooperativas têm ISENÇÃO de IRC, quando 75% dos cooperadores sejam trabalhadores e 75% dos trabalhadores sejam cooperadores; ou em certos ramos, como agricultura, cultura, consumo, habitação e construção e solidariedade social.
  • Uma cooperativa pode ser formada por um número mínimo de 5 pessoas.
  • A contribuição mínima legal de adesão de cada cooperador é de 15 euros.
«De acordo com estudo recente feito pela ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL por encomenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as cooperativas resistem melhor à crise que as outras formas de empresa. As cooperativas financeiras mantiveram-se financeiramente sólidas; as cooperativas agrícolas em numerosos países do mundo tiveram excedentes; as cooperativas de consumo apresentam volumes de negócio acrescidos; as cooperativas de trabalho crescem. Cada vez mais pessoas escolhem a empresa cooperativa para responder às novas realidades económicas.
Porque é que as cooperativas são capazes de sobreviver e ainda prosperar em tempo de crise, e para lá dela?
Graças ao seu modelo. A empresa cooperativa é um modelo alternativo que, em lugar de se concentrar no lucro, se concentra nas pessoas, agrupando a sua força de mercado ao mesmo tempo que as guia pelos seus valores e princípios cooperativos.
Em numerosos países e sectores pelo mundo, a empresa cooperativa cresce em número de membros, em capital e volume de negócios. As cooperativas contribuem de modo significativo para manter e criar empregos, garantindo assim o rendimento das famílias. Garantem que os preços permanecem justos e que os produtos de consumo, alimentação e serviços se mantêm sãos, fiáveis e de boa qualidade. As instituições financeiras cooperativas conheceram um afluxo de capital porque os consumidores reconhecem a segurança e fiabilidade das cooperativas de poupança e crédito, dos bancos cooperativos e das seguradoras cooperativas que, em muitos casos, continuaram a fornecer crédito aos particulares e às pequenas empresas. Ao fazê-lo, demonstram que a empresa cooperativa é viável e que as empresas que se regem por valores éticos podem singrar e contribuir para uma retoma económica sustentável.»

Sem comentários:

Enviar um comentário