domingo, 23 de outubro de 2011

Advogado do diabo


fonte: Público

Marcelo Rebelo de Sousa defende UE com mais poderes para controlar Estados
22.10.2011 - 22:56

O ex-presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje a transferência de mais poderes para a União Europeia (UE), para garantir maior controlo sobre os Estados.

“É óbvio que deveria haver mais poderes políticos da União” e “maiores poderes do Banco Central Europeu”, disse o social-democrata, instado a comentar as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão que propôs a alteração do Tratado de Lisboa de modo a fortalecer a supervisão económica dos 27 Estados-membros da EU.

Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou que “os Estados não podem fazer todas as asneiras do mundo e pôr em risco a moeda única”.

“O problema da UE é que vê coisas tão evidentes com anos de atraso”, criticou, realçando que “a Alemanha está agora a admitir o que não admitia há quatro anos atrás”.

O professor universitário e comentador político disse que a UE deu os primeiros passos no Federalismo e ficou a meio da ponte com a transferência de parte da soberania quando avançou para a moeda única, acrescentando que agora “é altura de caminharmos até ao fim da ponte”.

Questionado sobre as recentes declarações do Presidente da República que considerou a suspensão dos subsídios de férias e de Natal da administração pública e dos pensionistas como uma violação de um princípio básico de equidade fiscal, Marcelo Rebelo de Sousa limitou-se a defender o princípio de que “tudo o que nos permita ultrapassar clivagens contribui para a coesão nacional”.

“Não sei qual a intenção do Presidente [Cavaco Silva], mas objectivamente é boa a ideia de que não há bons e maus e que estamos todos no mesmo barco”, concluiu.

Marcelo Rebelo de Sousa falava à margem de uma palestra num estabelecimento de ensino particular em Fátima, o Colégio São Miguel, dedicada ao tema “O lugar e a situação da escola não estatal em Portugal”.

-----------------------------
fonte: TVI

Marcelo: privilegiar escola pública «é opção errada»
Defendeu o ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa
Por: tvi24 / CLC | 22- 10- 2011 21: 32

O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa advertiu este sábado que em período de crise é mais fácil cair na tentação de privilegiar a escola pública em detrimento da não estatal, mas que «essa é uma opção errada».

A posição foi defendida durante uma palestra num estabelecimento de ensino particular em Fátima, o Colégio São Miguel, dedicada ao tema «O lugar e a situação da escola não-estatal em Portugal».

Marcelo Rebelo de Sousa disse que o Ministro da Educação tem defendido a liberdade de ensino, mas resta saber se é ele quem manda, ou a «máquina» do Ministério da Educação.

«O Ministério durante muito tempo foi dominado pela FENPROF [Federação Nacional de Professores] que influenciava a sua direcção, mesmo com ministros e governos com a visão de que deveria existir liberdade de escolha», disse o comentador político.

Rebelo de Sousa afirmou que «o ensino estatal tem vindo a aumentar em quantidade» e que se tem mostrado «muito assimétrico», enquanto «a escola não-estatal tem vindo a morrer em quantidade», mas garantindo «padrões de qualidade muito elevados».

Marcelo Rebelo de Sousa disse que as escolas não estatais devem «levar o Estado a considerar que não deve só olhar para a escola pública» até porque, realça, «a escola estatal só ganha com a competição com a escola não-estatal».

Manifestando-se crítico em relação à ideia de um estado monopolista e destacando «o papel crescente do ensino particular e cooperativo», o professor universitário enfatizou a necessidade «da liberdade de escolha na Educação».

Sem comentários:

Enviar um comentário