terça-feira, 19 de abril de 2011

Restruturação ou não?

Alemanha acredita em reestruturação da dívida grega este Verão

Um eventual incumprimento do reembolso da dívida da Grécia continua na ordem do dia, com fontes do Governo alemão a dizer sob anonimato que não esperam que o país consiga chegar ao fim do Verão sem reestruturar a sua dívida.

Grécia nega intenção de reestruturar dívida enquanto mercado a ...

O ministro das Finanças da Grécia disse não estar a considerar uma reestruturação, numa altura em que o mercado está a descontar a sua reestruturação e há líderes europeus a discutirem o assunto na imprensa.

Dificuldades gregas dão mais força a Portugal para negociar

O governo acredita que os planos de contingência germânicos para reestruturar a dívida da Grécia em 2011 favorecem a posição de Portugal nas negociações com a troika da União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e FMI.

A ameaça de reestruturação da dívida na Grécia constitui um mau augúrio para Portugal, que espera as apreciações da 'troika' relativas ao pacote de ajuda externa.

A moeda única está a recuperar da queda acentuada que registou na sessão de ontem, influenciada pela especulação suscitada por políticos alemães, relativa à Grécia necessitar de reestruturar a sua dívida.

Ministra francesa contra reestruturação das dívidas

Juros da dívida a 2 anos acima dos 10%

O aumento dos juros pedidos pelos credores a Portugal é justificado com o resultado das eleições na Finlândia e com a especulação intensificada em torno da reestruturação da dívida da Grécia.

E ETC

No meio de tantas informações contraditórias, a imprensa nem refere a ira do povo grego e suas manifestações: 

Furious Greeks press for country to default on debt
Violence on the streets as backlash grows over Greece's austerity package and 110bn bailout

A growing chorus of voices is urging the Greek government to restructure its debt as fears grow that a €110bn bailout has failed to rescue the country from the financial abyss and is forcing ordinary people into an era of futile austerity.
"It's better to have a restructuring now … since the situation is going nowhere," said Vasso Papandreou, whose views might be easier to discount were she not head of the Greek parliament's economic affairs committee.
Other members of prime minister George Papandreou's party have said that Greece is locked in a "vicious cycle", unable to dig itself out of crisis with policies that can only deepen recession.

Por cá, o Bloco apresenta alternativas para reestruturação da dívida e combate à recessão e o PCP defende a renegociação (reestruturação) da dívida externa portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário