domingo, 3 de abril de 2011

Agiotas e usurários


Agiota ou usurário é a pessoa que faz prática da usura, ou seja, empresta dinheiro a outra no mercado informal, sem a devida autorização legal para isso.
Os agiotas geralmente são procurados por pessoas que não têm crédito na praça por terem baixa renda, estarem muito endividadas ou na lista dos devedores em atraso.
Justamente por trabalhar com pessoas que já estão sem alternativas, o agiota costuma cobrar juros mais altos do que os bancos e financeiras.

Usura é o nome dado a prática de se cobrar juros excessivos pelo empréstimo de uma determinada quantia de dinheiro.
Até à Idade Média a palavra usura era utilizada como sinônimo de juro. Essa prática era proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. A cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoa que estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança de nenhuma taxa.
Porém, com a evolução do sistema financeiro os pensadores da época começaram a achar justo que o credor recebesse uma parte dos lucros obtidos com seu empréstimo, sob a forma de juros. No final do século XV surgiram as primeiras tabelas disciplinando e limitando os valores cobrados pelo empréstimo de dinheiro. Passou-se então a distinguir juro de usura.
Juro era a taxa cobrada dentro dos valores estipulados por uma tabela prevista em lei; Usura passou a ser o termo utilizado para se referir a cobrança de taxas superiores ao limite máximo permitido.

agiotagem
(francês agiotage)
s. f.
1. Empréstimo de dinheiro em troca de juros, geralmente altos.
2. Exercício de quem faz especulação com valores financeiros.
3. Conjunto de agiotas.

agiota (ó)
(derivação regressiva de agiotar)
adj. 2 gén. s. 2 gén.
adj. 2 gén. s. 2 gén.
1. Que ou quem pratica a agiotagem. = usurário
2. Que ou quem empresta dinheiro a juros. = prestamista
3. Que ou quem é muito apegado ao dinheiro. = avaro

agiotar
(francês agioter)
v. tr.
1. Exercer agiotagem.
2. Fazer especulação com valores financeiros.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário