domingo, 5 de junho de 2011

Polícia ataca no Rossio

Reportagem da RTP:

Polícia deteve três jovens manifestantes no Rossio

Uma intervenção policial no Rossio em Lisboa fez três detenções. A polícia tentou desmontar o acampamento de cem jovens que há duas semanas se concentram na baixa lisboeta. Os manifestantes acusam a polícia de violência e não compreendem a intervenção policial desta tarde.

2011-06-04 20:17:15
Directo da RTP:

Manifestantes do Rossio dizem que protesto é para continuar



A polícia tentou desmontar o acampamento de cem jovens que há duas semanas se concentram na baixa lisboeta. Foram feitas tres detenções mas apesar disso os manifestantes garantem que o protesto é para continuar

2011-06-04 20:23:14

Reportagem da TVI:

Nasceu «o Primeiro Manifesto do Rossio»

Jovens marcam novo protesto para dia 19 de Junho depois da polícia ter acabado com «acampamento»


Por: tvi24 / CLC  |  4- 6- 2011  21: 59
O Movimento Democracia Verdadeira Já, que se tem manifestado no Rossio, em Lisboa, repudiou a intervenção policial de hoje, que levou à detenção de três pessoas, e propôs a realização de uma acção de protesto no dia 19.

Depois da <="" b="">carga policial registada hoje à tarde, na qual três pessoas foram detidas, o movimento apartidário voltou a reunir-se no Rossio numa assembleia popular.

Nela foram apresentados um manifesto - «O Primeiro Manifesto do Rossio» - um protesto, marcado para dia 19 em consonância com acções noutros países, e a realização semanal de outras reuniões públicas no Rossio.

Na assembleia popular de hoje, que reuniu cerca de duzentas pessoas, foram feitas duras críticas à intervenção policial, em que as forças de segurança carregaram sobre alguns dos activistas que permaneciam na Praça do Rossio há cerca de duas semanas.

«O espaço público está a ser privatizado, temos o direito ao espaço público, estamos contra a brutalidade policial», disse Octávio Raposo, um dos activistas presentes na assembleia. Outro dos participantes referiu que a manifestação do dia 19 ganha uma carga simbólica por causa da «repressão policial de hoje».

Os três detidos foram entretanto libertados. De acordo com a advogada Luísa Acabado, das três pessoas detidas duas foram constituídas arguidas com termo de identidade e residência e terão que se apresentar na segunda-feira em tribunal por «alegadamente terem obstruído a intervenção policial». A terceira pessoa detida apenas foi identificada.

O manifesto hoje apresentado, lido por uma activista através de um iPhone, defende que a «democracia real não existe enquanto houver uma ditadura financeira».


''Perto das 16h, quando chegavam as primeiras pessoas para preparar a assembleia popular (a realizar hoje às 19h), apareceu a corpo de intervenção que com a sua habitual brutalidade carregou sobre essas pessoas. O apelo é TODXS AO ROSSIO JÁ, para se juntarem aos cerca de 200 que já lá estão!!''




Violência policial no Rossio, 4 de Junho 2011.
"A intervenção policial começou cerca das 15:30, quando as forças de segurança carregaram sobre alguns dos cerca de 100 manifestantes que permaneciam na histórica praça lisboeta há cerca de duas semanas.
Inicialmente foram detidos dois jovens e depois, por entre muita agitação, e no decorrer das agressões policiais, foi detida uma terceira pessoa.
No decorrer da operação os responsáveis policiais escusaram-se a prestar declarações aos jornalistas." Lusa
Este vídeo foi cedido anonimamente e mostra a detenção de uma pessoa após a carga policial.


Sem comentários:

Enviar um comentário