sábado, 23 de junho de 2012

A máfia da Mouraria


A caça aos centros sociais começou :

A da Barbuda suspende a programação por tempo indeterminado
--------------------------------------------------------------------------------
Para quem não sabe, aqui vão os factos que conduziram a este encerramento anunciado em baixo:

1º - O espaço alternativo Severa (também conhecido por Da Barbuda, alcunha ao que se sabe da mãe da fadista Severa) abriu legalmente há cerca de 2 anos num dos largos mais emblemáticos da Mouraria (Largo da Severa).
2º - A Mouraria é um dos bairros lisboetas mais conotados com o fado e que, por via da candidatura deste a Património da Humanidade, iniciou há meses um processo de "revitalização" urbanística. Estes processos conduzem normalmente a uma gentrificação do local revitalizado, com a inerente disponibilização de novas casas e lojas destinadas a famílias e consumidores com maior poder económico.
3º - A Mouraria é também um bairro onde a economia subterrânea (ou paralela) derivada do comércio de drogas sustenta muitas famílias locais.
4º - Os midia anunciam para o passado dia 9 Junho a visita à Mouraria de Cavaco Silva e do presidente da câmara António Costa e esposas. Ao mesmo tempo, a presidente da junta de freguesia do Socorro (à qual pertence a Mouraria), eleita pelo Partido Socialista, afirma para os midia que a visita não vai ser estragada pelo “bando de anarquistas que estão no Largo da Severa”.
5º - Durante a semana anterior à visita, funcionários camarários procedem à limpeza e pintura de todas as paredes com grafittis, inclusive a parede do espaço Severa onde estava um texto sobre a ideologia subjacente à política urbanística da cidade. A Mouraria, e sobretudo o Largo da Severa, passa a ser alvo de controlo policial apertado.
6º - O principal dealer local (um indivíduo conhecido por Nando) afirma que foi convidado para jantar pelo chefe da polícia e que lhe foi prometido um "lugar de relevo" (esta afirmação vale o que vale).
7º - Pouco antes da visita, pessoas do espaço Severa ainda pintam uma simples frase na parede, frase que é apagada pelo próprios dealers locais e outros moradores já com ameaças.
8º - Durante a visita é facilmente constatável que a segurança presidencial é feita pelos dealers locais devidamente identificados e vestidos a rigor. Quando a visita chega ao Largo da Severa, e após a audição de fados e discursos oficiais, o espaço Severa começa a emitir um discurso de Salazar e a célebre música pimba "Ai se te pego".
9º - Após a visita, dealers e moradores dirigem-se à Severa com ameaças e insultos, havendo os primeiros confrontos físicos. É dito claramente que "após as festas, no final de Junho, vamos correr com vocês".
10º - No sábado seguinte, dia 16 Junho, já estava programado para o espaço Severa um concerto seguido de jantar benefit. A meio da tarde, uma moradora veio dizer que a música tinha de parar quando passasse a marcha, o que foi aceite. Logo a seguir, outro morador veio ao espaço dizer que ia fazer queixa à polícia por causa do barulho. Saliente-se que o concerto decorria com as portas fechadas, pelo que o barulho que chegava ao largo era mínimo, para além de serem 7 da tarde.
11º - Após a passagem da referida marcha, um grupo numeroso de dealers e moradores, chefiado pelo Nando, dirige-se ao espaço com ameaças e aparentemente decidido a expulsar todos os que ali estavam. Registam-se alguns confrontos físicos. A situação degrada-se bastante. Alguém chama a polícia. Todas as pessoas afectas ao espaço são retiradas sob protecção policial.
12º - Não houve facadas na viela (à boa maneira fadista), mas muito provavelmente o poder autárquico, aliado ao poder económico dominante no bairro, deram uma facada num espaço alternativo que estava a ser incómodo.

A da Barbuda suspende a programação por tempo indeterminado

Lamentamos informar que a da Barbuda vai suspender a programação e fechar as portas por tempo indeterminado.
(do facebook
site: dabarbuda.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário