Polícia italiana revista escritórios da Standard & Poor`s
Procuradores da cidade de Trani acusam agências de «rating» de manipularem mercado
PorRedacção CPS, 2012-01-19 17:01
A polícia fiscal italiana revistou os escritórios, em Milão, da agência de notação Standard & Poor`s (S&P), avança esta quinta-feira a agência italiana ANSA. Em causa está uma operação já aberta o ano passado, por pressuposta manipulação de mercado e uso de informação privilegiada.
De acordo com as agências internacionais, 14 pessoas foram interrogadas, entre elas três analistas da S&P, um da Moody`s e três responsáveis legais de ambas as agências.
Os procuradores da cidade de Trani acusam as agências de «rating» de manipularem o mercado com «juízos falsos, infundados e imprudentes» tanto no sistema económico-financeiro e bancário italiano.
Já o ano passado, em Agosto, a polícia fiscal italiana tinha feito buscas no escritório da mesma agência em Milão. A investigação insere-se numa operação que tem como fim procurar algum tipo de influência de opiniões das agências no preço das acções italianas.
A investigação volta à «baila» poucos dias depois de a Standard & Poor`s ter cortado o «rating» de Itália e de mais oito países da Zona Euro.
Também aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=532659
Sem comentários:
Enviar um comentário