sábado, 16 de fevereiro de 2013

Luto nos restaurantes


Movimento Empresarial da Restauração:  https://www.facebook.com/movimento.restaurantes



ESTAMOS DE LUTO!

NAS ÚLTIMAS 72 HORAS, SUICIDARAM-SE MAIS DOIS EMPRESÁRIOS DA RESTAURAÇÃO, A ENGROSSAR OS NÚMEROS DE SUICÍDIO NESTE SECTOR, POIS JÁ LÁ VÃO NOVE EM APENAS TRÊS MESES!

MUITOS OUTROS, DIGO DEZENAS DE EMPRESÁRIOS ESTÃO A MORRER POR DOENÇAS DERIVADAS DE DEPRESSÕES PROFUNDAS, STRESS ENTRE OUTRAS!

NÃO É POSSÍVEL QUANTIFICAR O NÚMERO DE PESSOAS QUE MORREM POR ESTES MOTIVOS MAS EXISTE UMA CERTEZA, É QUE A MAIORIA DOS EMPRESÁRIOS DO SECTOR DA RESTAURAÇÃO ESTÃO EM PROFUNDO ESTADO DEPRESSIVO.

SERÁ IMPORTANTE QUE TODOS NÓS, ESTEJAMOS ATENTOS A ESTA REALIDADE E ATENTOS A SINAIS, PARA QUE POSSAMOS AGIR ANTES QUE SEJA TARDE!

NÃO É DEMAIS RELEMBRAR QUE O QUE SE ESTÁ A FAZER À RESTAURAÇÃO É UMA ACÇÃO CONCERTADA QUE VEM SENDO IMPLEMENTADA À CINCO ANOS PARA CÁ!

NÃO ME ATREVO A APONTAR CULPADOS DESTE SEVERO ATAQUE AO SECTOR, MAS PODERÃO PERCEBER PELAS ENTRELINHAS QUE EXISTEM INÚMEROS RESPONSÁVEIS, MUITO PARA ALÉM DOS POLÍTICOS, DE FORMA DIRECTA OU INDIRECTAMENTE...

DE FACTO ESTÁ-SE A ASSISTIR À CONCLUSÃO DE UM PLANO ORQUESTRADO COM OBJECTIVOS CLAROS, "FAZER UMA LIMPEZA AO SECTOR", CUSTE O QUE CUSTAR!

DE ANOTAR QUE ISTO INTERESSA A CERTOS LOBIS... MESMO DENTRO DO SECTOR DO TURISMO!

CHEGAMOS AO FIM DE LINHA... A RESTAURAÇÃO ESTÁ MORIBUNDA, HÁ QUEM DEFENDA QUE EXISTEM RESTAURANTES A MAIS...

... POR ESTE PONTO DE VISTA, EXISTEM HOTEIS A MAIS, ASSOCIAÇÕES A MAIS, BANCOS A MAIS, EMPRESAS A MAIS, POLÍTICOS A MAIS E PORTUGUESES A MAIS!...

... ESTÁ-SE A DECAPITAR UM SECTOR CRUCIAL PARA A ECONOMIA!...

... COMO SE FOSSE COMPETÊNCIA DO ESTADO, REGULAR A ECONOMIA POR VIA DE MAIS OU MENOS IMPOSTOS, EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE DE SE ENCERRAR ESTABELECIMENTOS... OU ENTÃO JÁ NÃO ENTENDO NADA DE ECONOMIA!...

A NÃO SER QUE SE FAÇA COMO OUTRORA, NA AGRICULTURA E PESCA, PAGAR-SE PARA ABATER OS RESTAURANTES, INDEMNIZAR OS DESEMPREGADOS!

NESSA ALTURA, RETIRAREI TUDO O QUE DISSE E APESAR DE ESTAR CONTRA À INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, PELO MENOS NÃO SE DEIXAVAM EMPRESÁRIOS E OUTROS TRABALHADORES NA MISÉRIA!

ENFIM!... O CERCO ESTÁ FEITO, OS EMPRESÁRIOS INVESTIRAM DURANTE ANOS NO CUMPRIMENTO DE NORMAS E REGRAS, ACTUALMENTE ESTÃO ENDIVIDADOS, FALIDOS E SEM FUTURO!

ISTO QUE VOU PASSAR A DIZER, É TÃO VERDADE, QUE BASTA QUE CADA UM DE NÓS FAÇA UM PEQUENO ESFORÇO E OBSERVE OU QUESTIONE UM DESTES EMPRESÁRIOS!

O maior escândalo de sempre está em curso, sabem porquê?

O sector da Restauração está sujeito a uma grande sobrecarga de impostos, sendo o sector mais regulado e fiscalizado, sem paralelo;

Sabia que:

- Para Investir na área da Restauração são necessários centenas de milhares de Euros!

- Para se ter sucesso nesta área, é necessário trabalhar pelo menos 12 horas por dia no Restaurante!

- Os Empresários de Restaurante são obrigados a endividarem-se para cumprir as regras do HCCPP, note-se que Portugal implementou quase 100% das normas, enquanto que outros Países se preocuparam em proteger os produtos regiões ex. Espanha;

- São detidos no próprio Restaurante por servirem produtos regionais, só porque não são certificados;

- Que um Empresário da Restauração está todos os dias preparado para receber os Clientes, para isso tem que ter sempre produtos frescos e de qualidade (note-se as regras do HCCP assim o obrigam);

- Tiveram que fazer investimentos para prepararem as casas, com zonas especificas de fumadores;

- Têm que pagar licenciamentos para direitos de autor, música ambiente, etc...;

- Tiveram que pagar certificações de quase tudo;

- Pessoal que ter pessoal especializado e formação contínua;

- Têm elevados custos energéticos, gás para cozinhar, electricidade para tudo o resto funcionar, inclusive o ar condicionado ligado quer tenha ou não Clientes;

- Que estão a trabalhar quando a maioria dos Portugueses estão em lazer;

- Que quando estão de folga (os que ainda têm!!!) estão a tratar de assuntos da Empresa ou pessoais, não restando tempo para a família;

- Que os Empresários da Restauração acabam por não terem vida própria, acabam por não terem amigos para além dos seus Clientes e Fornecedores;

- Que na maioria das vezes os filhos crescem sem o acompanhamento dos Pais, porque estão absorvidos com o trabalho, estão preocupados quando não têm ninguém... estão igualmente preocupados quando têm casa cheia pois preocupam-se com o bem servir!

- etc, etc, etc...

Apesar de tudo isto, continua-se a achar que estes, são uns privilegiados, e que fazem vida acima da média dos Portugueses!

Estes sim, deviam ser remunerados acima da média, bem pelo contrário, e sei do que falo, pois para poderem cumprir com os demais, limitam-se a viverem sem qualquer salário!

Pois bem, se imaginarmos como é viver uma vida com estas exigências e agruras, talvez estivesse-mos TODOS, a lutar pela dignificação do sector, pela procura de um maior respeito por quem tudo faz para agradar quem os visita e ainda por cima , têm uma função social, pois dão emprego a inúmeras pessoas que doutra forma não teriam outras saídas.

Por fim, resta-me dizer que sendo um sector francamente exportador, são sem sombra de dúvida, os maiores promotores do nosso país lá fora, pois fazem apostam nos verdadeiros sabores das regiões onde se integram e defendem os sabores, tradições e culturas, como nenhum outro sector tem a capacidade de o fazer tão bem. Por tudo isto e muito mais deveriam ter ajudas do governo para esse fim.

Aquilo que se verifica é precisamente o contrário, constato que, para além da vergonhosa taxa de IVA a que estão sujeitos, junta-se a proliferação de milhares pequenos "tascos" de porta fechada, pastelarias, cafés e afins, todos, sem as referidas condições, investimentos ou sacrifícios, a trabalharem a seu belo prazer nas "Barbas" de toda a gente e por todo o País! ( vê-ja por ex. mesmo ao lado do Ministério da economia, uma pastelaria que não tem máquina de facturação, e serve refeições para pessoal do Ministério)!

ISTO É INASSIMILÁVEL, INCOMPORTÁVEL, INSUPORTÁVEL, INJUSTO, CENSURÁVEL E...

... QUISÁ PASSÍVEL DE SER ENTREPOSTO UM PROCESSO CRIME POR DESTRUiÇÃO DE:

- SERES HUMANOS, TANTO PELA VIA MENTAL COMO FÍSICA;

- UM DOS SUB-SECTORES DO TURISMO - A RESTAURAÇÃO,

- DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO NOSSO PAÍS - A GASTRONOMIA PORTUGUESA!

Estes, que nada cumprem, prejudicam todo um sector, fogem a todos os controlos, está-se a assistir a um crescimento exponencial, são já dezenas de milhares um pouco por todo o País!

REGREDIMOS PELO MENOS 10 ANOS!

É isto que queremos para o nosso Turismo!... premiar quem prevarica e penalizar quem cumpre!

Já agora, alguém que ache que estou a exagerar que me prove o contrário!

HAJA BOM SENSO E CRIE-SE AS CONDIÇÕES PARA QUE ESTE SECTOR FAÇA AQUILO QUE DEVA SER FEITO, GERAR RIQUEZA, PROMOVER A GASTRONOMIA, PROMOVER O QUE É NOSSO, AGRICULTURA, PESCAS, CULTURA E TRADIÇÕES... O RESTO DEIXEM COM ESTES EMPRESÁRIOS POIS O CAPITAL DE CONHECIMENTO E SABER FAZER, ESTÀ LÁ!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=386061191491933&set=a.315192738578779.68882.309010809196972&type=1&theater

Sem comentários:

Enviar um comentário